Sobre nós & Galeria de Fotos
Descubra um pouco mais sobre a origem dos Vinhos Verdes INFUSA, bem como a sua região…
Descubra um pouco mais sobre a origem dos Vinhos Verdes INFUSA, bem como a sua região…
Permita-nos que nos apresentemos!
A Quinta pertence à família há mais de um século.
Dispersa por vinhedos difíceis e ímpares, apresenta solos de meia encosta, com exposição solar e humidades relativas a assegurar a superior qualidade dos vinhos.
O pai e o avô materno do actual proprietário foram os percursores do projecto.
O avô, Serafim Clemente da Mota, conhecido pelo “Marinheiro de Paredes”, era um perfeccionista autêntico. Produzia com brio e esmero, vinhos que ganharam nome dentro e fora do concelho.
Eram famosos os dias, em que muitos carros de bois rumavam á sua casa em Paredes carregados de pipas, num cantar das rodas que se perdeu, mas não abandona as memórias.
O pai António Pimenta Marinho, foi exemplo de trabalho e empreendedorismo.
Um e outro competiam em honras e em terras, algumas contíguas.
No início deste século, a família retomou a actividade: adquiriu mais terrenos, transformou outros, plantou vinhas, refez casarios e construiu a primeira adega.
A iniciativa transformou-se num verdadeiro projeto de todos.
A adega tornou-se pequena.
Felizmente, a aposta na qualidade revela-se o caminho acertado e os nossos vinhos têm merecido o melhor dos prémios: a preferência dos consumidores.
Para corresponder ao crescimento, encontra-se em preparação o arranque de um novo edifício, digno dos novos tempos e dos excelentes equipamentos de armazenamento e vinificação, localizado por forma a servir novos desígnios comerciais e turísticos.
Importa salientar o brio e empenho dos colaboradores permanentes, sem os quais nada seria possível.
Estamos em Celorico de Basto.
Em plena Sub-região de Basto, da região dos vinhos verdes.
As vinhas dividem-se pelas freguesias de Fervença e Agilde, próximas dos concelhos de Amarante, Felgueiras e Fafe, com os quais confinam.
A sub-região de Basto é a mais interior das sub-regiões dos Vinhos Verdes e integra os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.
Caracterizada por solos pouco profundos e heterogéneos, de natureza maioritariamente granítica, a sua altitude média a elevada torna-a menos sujeita à influência marítima. Os invernos frios e chuvosos são complementados por verões quentes, favorecendo as castas de maturação tardia.
Nas imediações evidenciam-se o Castelo de Arnóia e a Igreja do Divino Salvador de Fervença, dois belos exemplares do românico português .
Castelo de Arnóia: construção com o intuito de defender a população local, na altura do movimento de encastelamento que entre os séculos X-XII marcou o território europeu.
Igreja do Salvador de Fervença: igreja de origem românica situada numa das encostas do vale do ribeiro de Esporão. Esteve, no século XIII, no centro de discórdias relativamente ao seu extenso património.
Em Agilde é também famosa a pedra de Penouta, na serra de seu nome, voltada a Fafe e as casinhas do André, um exemplar único de genial arte em mini construção.
Cercada de boa gastronomia, visitar a Quinta de Miramontes será sempre uma aposta ganha.
You can also see this in: English